quarta-feira, 2 de outubro de 2013

PROJETO ESCOLA SUSTENTÁVEL HORTINHA ORGÂNICA ESCOLAR

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UNIÃO DOS PALMARES
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA FILOMENA MEDEIROS
PROJETO ESCOLA SUSTENTÁVEL
HORTINHA ORGÂNICA ESCOLAR

DADOS
Local: Escola Municipal Professora Filomena Medeiros
            Rua Edgar Sarmento, nº 217, Centro.

Responsáveis: Alunos do 6º, 7º e 8º ano, vespertino.

Professora Responsável: MARIA ELIZABETE DA SILVA

Disciplinas: Língua Portuguesa e Cultura Palmarina

Disciplinas envolvidas: Todas

Coordenadoras: Elizabete da Rocha Baía
                             Judite Ferreira da Silva
                             Romilda Ferreira Gomes
                             Rose Madalena Pereira da Silva

Equipe gestora: Maria Cristina dos Santos
                            Susicleide Terto Jacinto

Colaboradores: Alunos, pais, funcionários e comunidade.

Área: 1metro de largura cada canteiro por 19 metros de comprimento o direito, 25 o esquerdo e 36 centímentros de profundidade.

Duração: Por ser uma atividade contínua não há necessidade de determinar tempo de duração, a cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto.

BIOGRAFIA

Filomena Lydia Medeiros de Andrade, a popular dona Mocinha, foi uma das primeiras educadoras deste município, sendo inclusive quem ensinou as primeiras letras ao escritor Povina Cavalcanti e ao poeta Jorge de Lima.
Nasceu no dia 25 de março de 1889, filha de Autero Fernandes de Medeiros, sua mãe Ana Constatino de Medeiros, foi professora pública estadual. Faleceu no dia 27 de Dezembro de 1947.
Ela viveu na época onde o ensino era de um primarismo pedagógico de fazer pena. A sua escola, nos fins do século XIX e início do século XX, disputava com a de Fernando Juazeiro o posto de mais querida entre os pais de alunos daquela época.
A dela ganhava muitas vezes essa disputa, pois não fazia uso da palmatória para educar as crianças palmarinas, diferentemente da escola do Professor Fernando Juazeiro. A escola de dona Mocinha ocupava uma grande sala, sendo que no fundo dela havia um grande quadro negro e ao lado as mesas das professoras. Ela tinha uma auxiliar, bastante nova, a professora Argemira, uma moça bastante paciente, que era a responsável pra ensinar o abc.

O grupo escolar em sua homenagem foi construído em dezembro de 1966, na administração do prefeito Antenor de Mendonça Uchôa, e fica localizado na Rua Edgar Sarmento, centro de União dos Palmares.
OBJETIVO GERAL

Desenvolver no aluno habilidades de trabalho em equipe, organização, conscientização e planejamento através da construção e manutenção da hortinha escolar proporcionando ao estudante fazer uso de técnicas e conhecimento que resultem na melhoria de sua qualidade de vida e auxilie no enriquecimento da merenda escolar através da produção de hortaliças.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·       Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;

·       Despertar nos alunos o interesse e a valorização da horta escolar e através dela, difundir e estimular o reaproveitamento de água;

·       Fornecer aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre horta;

·       Através da horta escolar, produzir as hortaliças necessárias para a complementação da merenda escolar e servindo como poderoso instrumento didático;

·       Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto
interdisciplinar;

·       Criar um ambiente de interação que propicie o desenvolvimento no aluno da capacidade de trabalhar em equipe;

·       Inserir a educação ambiental de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza é compreendida como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente das transformações do mundo em que vive;

·       Provocar na comunidade envolvida reações críticas em relação à sua postura diante do ambiente em que estiver inserida;

·       Estimular a participação dos professores, tendo em vista a elaboração de um planejamento escolar mais integrado, desenvolvendo competências que permitam ao aluno compreender o mundo atuando como indivíduo e cidadão, utilizando conhecimentos populares, tradicionais, de natureza científica e tecnológica;

·       Promover ações de educação alimentar, visando elevação do nível de saúde dos alunos, através de uma alimentação saudável sem agrotóxicos, de alto valor nutricional e de baixo custo.

·       Estimular e desenvolver talentos e criatividade no sentido de buscarem meios de sobrevivência e de profissionalização;

·       Despertar a criatividade das merendeiras no sentido de aproveitar os alimentos produzidos  na horta para  variar a merenda escolar, distribuídas aos alunos;

·       Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais;

·       Conhecer técnicas de cultura orgânica;

·       Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;

·       Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;

·       Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;

·       Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente;

·       Cooperar em projetos coletivos;

·       Buscar informações em diferentes fontes de dados para propor avanços a desenvolvimento de técnicas;

·       Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;

·       Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;

·       Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a
sustentação da vida em nosso planeta.

JUSTIFICATIVA

A Escola Municipal Professora Filomena Medeiros, sempre aberta a discussões voltadas a preservação do meio ambiente, melhoria da qualidade de vida, consciente do seu papel na educação, promoção, valorização e desenvolvimento dos alunos, funcionários, pais e comunidade. Frente a um desafio proposto pela secretaria municipal, pela sala verde e pelo governo federal através do selo UNICEF, procurando medidas cabíveis de meios sustentáveis, resolve juntamente aos professores, coordenadores, demais funcionários, alunos e pais articular e desenvolver uma horta orgânica escolar. Visando refletir sobre a real situação do ambiente em que vivemos, nossas atitudes a respeito, nossa parcela de culpa e nossas responsabilidades, reciclando materiais descartáveis que tem enorme período de durabilidade de decomposição causando assim deficiências à natureza, dificultando sua recuperação, como também reutilizar a água evitando desperdícios. Atividades como essa proporciona contato direto com a natureza, exercício físico, criatividade, aprendizagem saudável, responsabilidade, partilha, trabalho em equipe entre muitos outros benefícios.
.
CRONOGRAMA:
Mês de abril - Início do projeto
Ø  Apresentação do projeto para os alunos através de slides;
Ø  Escolha do local;
Ø  Escolha dos materiais a serem utilizados;
Ø  Aulas teóricas voltadas à disciplina de Cultura Palmarina e Língua Portuguesa;
Ø  Aulas práticas de visitação para marcação do local;
Ø  Criar um calendário distinguindo o aluno e a função por dia e hora.
Mês de maio
Ø  Recorrer à secretaria de infraestrutura para limpeza do local;
Ø  Pedir auxílio aos pais para a limpeza, plantio e manutenção;
Ø  Juntar o material colhido pelos alunos;
Ø  Organização dos materiais;
Ø  Recorrer à mesma secretaria a fim de conseguir barro apropriado e em boa quantidade para o plantio;
Ø  Ir em busca de estrume;
Ø  Marcar um dia para a produção das paredes da horta;
Ø  Ir à feira livre para conseguir algumas sementes doadas;
Ø  Se possível, ainda neste mês fazer a aragem e plantio de sementes para aproveitar o período chuvoso;
Mês de junho
Ø  Fotografar e acompanhar o andamento da horta;
Ø  Produzir com os alunos trabalhos para serem apresentados no dia do meio ambiente sobre a horta, clima, ambiente, reciclagem, desperdício...;
Ø  De acordo com o desenvolvimento do projeto convidar algumas secretarias para visitar a hortinha;
Ø  Encaminhar o projeto para a seleção do selo UNICEF.
Mês de julho
Ø  Continuidade das ações normais do projeto, aragem, plantio, colheita...;
Ø  Devido às férias distribuir funções em uma escala maior de tempo nos cuidados com a horta;
Mês de Agosto
Ø  Observar a horta para possíveis reparos de adubação, entre outros;
Ø  Volta das férias redistribuir as tarefas aos alunos;
Ø  Orientar e acompanhar o empenho de cada um;
Mês de Setembro
Ø  Continuidade das ações normais do projeto, aragem, plantio, colheita...;
Mês de Outubro
Ø  Continuidade das ações normais do projeto, aragem, plantio, colheita...;
Ø  Planejar palestras sobre horta orgânica e meio ambiente;
Mês de novembro
Ø  Continuidade das ações normais do projeto, aragem, plantio, colheita...;
Ø  Contemplar nos trabalhos pesquisa de campo;
Mês de Dezembro
Ø  Continuidade das ações normais do projeto, aragem, plantio, colheita...;
Ø  Preparar a horta para ser repassada para as próximas turmas;
Ø  Elaborar trabalhos de conscientização e cuidados;

DESENVOLVIMENTO
Etapa 1: Apresentação do projeto
·       Direção escolar;
·       Coordenação;
·       Alunos;
·       Funcionários da escola.
ETAPA 2: Escolha do local
·       Observar os locais disponíveis;
·       Fotografar o ambiente;
·       Analisar a estrutura local;
·       Avaliar a encanação;
·       Considerar possíveis modificações.
ETAPA 3: Material necessário
Garrafas pet, ou tijolo, garrafas de amaciante, cano, pneu... ,Mangueira flexível (pedaços, sobras); Pedaços de madeira; Caixas de tomate; Pregos; Arame de caderno; Barro preto; Areia; Sementes de hortaliças; Adubo (estrume); 1 T de 40mm (água); 1 luva de 20mm (esgoto); 1 cola de cano; 1 redução de 40mm para 20mm (água); 1 registro de passagem; 1  joelho de 20mm (esgoto); 1 joelho de 20mm (água); 1 torneira de jardim;
ETAPA 4: Escolha das hortaliças utilizadas
·       Hortaliças Folhas – alface, couve, repolho;
ALFACE
SOLO: argilo-arenosos, fresco, fofo; 

CLIMA: ameno, preferencialmente inverno;

IRRIGAÇÃO: sempre que necessário;
COLHEITA: 35 dias no verão e 60 dias no inverno após a semeadura;
ESPAÇAMENTO: de 30cm entre as plantas;
PLANTIO: 3 gramas de sementes por metro quadrado;
CUIDADOS: não deixar crescer mato em volta.
COUVE
SOLO: levemente argiloso

CLIMA: Ameno

IRRIGAÇÃO: diária

COLHEITA: de 90 dias em diante
ESPAÇAMENTO: 50 centímetros um do outro
PLANTIO: ano todo, colocando 2 a 3 sementes por célula
CUIDADOS: limpar e juntar barro afofado ao pé do talo
REPOLHO
SOLO: adapta-se a todos os tipos, mas prefere os de boa fertilidade natural;

CLIMA: há cultivares que se desenvolvem bem no verão e no inverno;

IRRIGAÇÃO: Por aspersão ou localizada, de acordo com as necessidades;

COLHEITA: Quarto mês após o plantio;
ESPAÇAMENTO: 0,80 a 1,0 m entre linhas e 0,40 a 0,50 m entre mudas;
PLANTIO: O ano todo;
CUIDADOS: Deixar o terreno plano.
·       Hortaliças Frutos – tomate, pimentão;
TOMATE
SOLO: bem drenado, profundo e areno-argiloso 

CLIMA: ameno

IRRIGAÇÃO: Terreno úmido, a cada dois ou três dias

COLHEITA: entre 90 e 110 dias a partir do transplante
ESPAÇAMENTO: a recomendação é de 50 a 60 centímetros
PRAGAS: para o controle/prevenção plantar hortelã miúda e grande em volta, por ser aromática repele muitos insetos.

PIMENTÃO
SOLO: úmido, mas não encharcado, e sem salinidade 

CLIMA: temperatura na faixa entre 21 e 27 graus célsius 

IRRIGAÇÃO: Regar todos os dias as sementes e a cada dois dias quando não houver chuvas depois de crescida a planta.

COLHEITA: após 100 dias do plantio
ESPAÇAMENTO: 0,80 m entre linhas e 0,40 m entre plantas.
PRAGAS: Para tratamento caseiro utilizar um suco feito com 2 dentes de alho, 2 pimentas dedo-de-moça e folhas de tomateiro e hortelã. Bater no liquidificador, coar, colocar no aspersor e pulverizar.
PLANTIO: Colocar 2 a 3 sementes por alvéolo ou cova, na profundidade de 1 cm e cobrir com terra peneirada.
CUIDADOS: Escorar com bambu para evitar que a planta tombe

·       Hortaliças Flores - couve flor;
COUVE FLOR
SOLO: produz melhor em solos pesados e também nos argilosos, desde que sejam ricos em matéria orgânica.

CLIMA: prefere clima ameno, mas pode ser cultivada o ano todo, devido ao desenvolvimento de novas cultivares e híbridos;

IRRIGAÇÃO: Repetir a rega todos os dias até que esteja com 10 cm de altura;
COLHEITA: De 100 a 140 dias após o plantio. Quando "passar" do ponto de colheita, a "cabeça" se apresenta dividida e perde o valor comercial. A colheita é realizada através do corte as "cabeças" juntamente com algumas folhas para proteção do produto;
ESPAÇAMENTO: distanciados 0,10 m;
PLANTIO: Colocar 2 a 3 sementes por célula. A profundidade de plantio é de 0,5 cm. Cobrir a semente com terra seca peneirada e regar;
CUIDADOS: providenciar a eliminação do mato que por acaso se desenvolva junto com a cultura.
·       Hortaliças Raízes – cenoura;
CENOURA
SOLO: de textura média, com bom nível de matéria orgânica

CLIMA: faixa ideal para germinação entre 20 e 30 graus

IRRIGAÇÃO: Após o plantio, regue o canteiro para iniciar o processo de germinação. Depois, regas leves e rotineiras.

COLHEITA: de 80 a 120 dias após a semeadura
ESPAÇAMENTO: distantes 20 centímetros.
PLANTIO: trace sulcos com um ou dois centímetros de profundidade.

·       Hortaliças Condimentos ou Bulbos – cebolinha, coentro e pimenta.
CEBOLINHA
SOLO: drenado, fértil e rico em matéria orgânica. 

CLIMA: podem suportar baixas temperaturas e há cultivares que podem crescer bem em altas temperaturas.

IRRIGAÇÃO: Irrigue com frequência para que o solo seja mantido úmido, mas sem que fique encharcado.

COLHEITA: A colheita de folhas da cebolinha verde pode começar entre 75 e 120 dias após o plantio, dependendo do cultivar e das condições de cultivo.
ESPAÇAMENTO: Geralmente um palmo de distância um do outro;
PLANTIO:n A cebolinha verde pode ser cultivada através de sementes ou da divisão de touceiras formadas por plantas adultas.

COENTRO
SOLO: fértil e bem drenado.

CLIMA: Ameno

IRRIGAÇÃO: Regar regularmente.

COLHEITA: A colheita das folhas poderá ser feita a partir dos 35 dias após o plantio.
ESPAÇAMENTO: 10 cm entre uma e outra;
PLANTIO: revolver a terra na profundidade de 25 cm, destorroando e retirando os inços;
CUIDADOS: cobre com terra seca peneirada, regando a seguir.

PIMENTA
SOLO: Profundo, leve e drenado;

CLIMA: Temperatura média;

IRRIGAÇÃO: Frequente;

COLHEITA: 90 dias após a semeadura;
ESPAÇAMENTO: 80 cm entre uma e outra;
PLANTIO: Das sementes em bandejas, fazer o transplante quando apresentar de 4 a 6 folhas;
CUIDADOS: Controlar pragas e plantas invasoras.

·       Hortaliças Ervas: hortelã miúda e grande, cidreira, capim santo;
HORTELÃ MIÚDA E GRANDE
SOLO: Se adapta bem a muitos tipos de solo;
CLIMA: Intermediário; 

IRRIGAÇÃO: Não é necessário regar regularmente;

COLHEITA: A colheita das folhas poderá ser feita quando houver necessidade pois cresce rápido;
ESPAÇAMENTO: 25x25 cm entre as plantas;
PLANTIO: Ano todo;
CUIDADOS: O solo não deve ser bem adubado.
CIDREIRA
SOLO: Úmido, drenado, mas sem encharcamento;
CLIMA: Temperados para quentes (médias);
IRRIGAÇÃO: Sempre que necessário;
COLHEITA: A colheita das folhas dependerá da necessidade pois cresce rápido;
ESPAÇAMENTO: 60 cm entre as plantas;
PLANTIO: Feito por touceiras, ano todo;
CUIDADOS: Fazer o replantio a cada 4 anos.
CAPIM SANTO
SOLO: Bem drenado, leve e fértil;
CLIMA: Quente e úmido; 

IRRIGAÇÃO: Manter o solo úmido sem que fique encharcado;

COLHEITA: 3 a 4 meses após o plantio;
ESPAÇAMENTO: De 40 a 100 cm entre as plantas;
PLANTIO: Ano todo;
CUIDADOS: O solo não deve ser bem adubado.
ETAPA 5: Distinguir funções
·       Irrigar diariamente observado o melhor horário para sua efetivação;
·       Retirar plantas invasoras;
·       Afofar a terra próxima ás mudas;
·       Completar nível de terra em plantas descobertas;
·       Colher obedecendo ao período de maturação das hortaliças;
·       Higienizar com auxílio das merendeiras.
ETAPA 6: Estabelecer normas
·       Usar no máximo possível, materiais reciclados;
·       Reaproveitar as sementes das hortaliças lavando e retirando as sementes em recipiente para replantio;
·       Reutilizar a água do bebedouro e das pias dos banheiros para irrigação;
·       Cuidar da horta durante o ano inteiro;
·       Estar sempre vigilante contra vandalismos dos colegas;
ETAPA 7: Período de coleta
·       Coletar os objetos necessários;
·       Selecionar o material;
·       Organizar o ambiente;
·       Preparar para o plantio;
ETAPA 8: Pondo em prática
·       Limpar o solo reservado para a horta;
·       Delimitar espaço preciso com marcações;
·       Demarcar tamanho, largura e formato;
·       Criar placas de identificação do plantio;
·       Separar o lugar de cada hortaliças com cordões ou arame de caderno;
ETAPA 9: Cuidados
·       Manusear tudo com cautela para evitar acidentes corriqueiros à desatenção;
·       Prestar esclarecimentos de falhas na manutenção da horta;
·       Retirar as plantas invasoras com as próprias mãos quase que diariamente;
·       Aguar frequentemente, mas sem exageros para não encharcar;
·       Ao fazer o replantio, afofar a terra anteriormente;

PRAGAS:

Contra pragas em geral
Coloque a pimenta numa vasilha e soque-a até triturar bem. Cubra com água e deixe descansar de um dia para o outro. No dia seguinte, mexa bem e coe em um pano ralo ou coador para não entupir o pulverizador.

Contra lagartas
Numa garrafa de um litro, misture 50 gramas de fumo de rolo picado e pimenta malagueta esmagada. Complete com água e deixe repousar por uma semana. Depois dilua em dez litros de água e pulverize sobre as lagartas, esmague os ovos nas folhas e se possível cate manualmente as lagartas.
Receita de inseticida natural caseiro

Ingredientes:
40 gramas de fumo de corda ou de rolo. Encontra em agropecuárias.
100 gramas de sabão de coco ou de sabão neutro
2 litros de água
Como preparar: Corte o fumo em pedacinhos, o sabão em quadradinhos, misture tudo com a água e deixe descansar por no mínimo 24 horas. Passe o líquido em um coador para retirar os restos do fumo e impurezas. Usem o líquido para pulverizar as plantas.

Extrato de fumo com pimenta contra lagartas

Pulverize com extrato de fumo com pimenta sobre as lagartas. Outro cuidado é o esmagamento dos ovos nas folhas ou a catação manual das lagartas, com cuidado de usar luvas grossas para evitar queimaduras.
Numa garrafa de 1 litro, misture 50 g de fumo de rolo picado e pimenta malagueta. Complete com água e deixe repousar por uma semana. Dilua em 10 litros de água e pulverize.

ETAPA 10: Colheita
·       Observar o crescimento e mudança dos frutos;
·       Determinar período aproximado de maturação;
·       Acompanhar o desenvolvimento;
·       Colher de forma que não prejudique a planta e demais hortaliças ao redor.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
        Em busca de conscientização da necessidade de conservação dos recursos naturais, através da reutilização da água do bebedouro, das pias dos banheiros e do ar condicionado da sala de informática, bem como o aproveitamento do solo que a escola dispõe mesmo sendo urbana, de reciclar materiais de vida longa e diminuir consequentemente a queimada e descarte de forma incorreta desses objetos, o projeto não renunciou em nenhum momento mesmo tendo que enfrentar diversas dificuldades e empecilhos burocráticos na construção da prática do aluno em muitos momentos na construção da horta. Tendo em vista os muitos benefícios, como também, uma atividade onde o aluno esteja totalmente envolvido e responsável pelo desenvolvimento de algo coletivo em prol de um bem comum.

BIBLIOGRAFIA
_ PRIMAVESI, A. - Manejo integrado de pragas e doenças. Ed. Nobel - São Paulo, 1988.

_ TEIXEIRA, A.S. - Dicas de Alimentos e Plantas para a Saúde. Ed. Tecnoprint
S.A. - Rio de Janeiro, 1983.

Leonardo Silva Boiteux é pesquisador em genética e melhoramento de hortaliças da Embrapa Hortaliças, Rod. BR-060, km 9, Caixa Postal 218, CEP 70359-970, Brasília, DF, tel. (61) 3385-9072 e 3385-9073, boiteux@cnph.embrapa.br
Orgânico, Planeta. 2013, acesso: 07 de julho às 23:51
Rural, Globo. Acesso: 08 de julho às 00:12. http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1172964-4529-2,00.html
Francisco, São. Acesso: 08 de Julho às 00:13. http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/repolho/repolho-1.php
http://www.fazfacil.com.br/jardim/repolho/ Acesso: 08 de Julho às 00:21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário