SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UNIÃO DOS
PALMARES
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA FILOMENA MEDEIROS
PROJETO ESCOLA SUSTENTÁVEL
HORTINHA ORGÂNICA ESCOLAR
DADOS
Local: Escola Municipal
Professora Filomena Medeiros
Rua Edgar Sarmento, nº 217, Centro.
Responsáveis: Alunos
do 6º, 7º e 8º ano, vespertino.
Professora Responsável: MARIA ELIZABETE DA SILVA
Disciplinas: Língua
Portuguesa e Cultura Palmarina
Disciplinas envolvidas: Todas
Coordenadoras: Elizabete
da Rocha Baía
Judite Ferreira da
Silva
Romilda Ferreira
Gomes
Rose Madalena
Pereira da Silva
Equipe gestora: Maria
Cristina dos Santos
Susicleide Terto Jacinto
Colaboradores: Alunos,
pais, funcionários e comunidade.
Área: 1metro de largura
cada canteiro por 19 metros de comprimento o direito, 25 o esquerdo e 36
centímentros de profundidade.
Duração: Por ser uma
atividade contínua não há necessidade de determinar tempo de duração, a cada
ano, novas turmas darão continuidade ao projeto.
BIOGRAFIA
Filomena
Lydia Medeiros de Andrade, a popular dona Mocinha, foi uma das primeiras
educadoras deste município, sendo inclusive quem ensinou as primeiras letras ao
escritor Povina Cavalcanti e ao poeta Jorge de Lima.
Nasceu
no dia 25 de março de 1889, filha de Autero Fernandes de Medeiros, sua mãe Ana
Constatino de Medeiros, foi professora pública estadual. Faleceu no dia 27 de
Dezembro de 1947.
Ela
viveu na época onde o ensino era de um primarismo pedagógico de fazer pena. A
sua escola, nos fins do século XIX e início do século XX, disputava com a de
Fernando Juazeiro o posto de mais querida entre os pais de alunos daquela
época.
A
dela ganhava muitas vezes essa disputa, pois não fazia uso da palmatória para
educar as crianças palmarinas, diferentemente da escola do Professor Fernando
Juazeiro. A escola de dona Mocinha ocupava uma grande sala, sendo que no fundo
dela havia um grande quadro negro e ao lado as mesas das professoras. Ela tinha
uma auxiliar, bastante nova, a professora Argemira, uma moça bastante paciente,
que era a responsável pra ensinar o abc.
O
grupo escolar em sua homenagem foi construído em dezembro de 1966, na
administração do prefeito Antenor de Mendonça Uchôa, e fica localizado na Rua
Edgar Sarmento, centro de União dos Palmares.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver
no aluno habilidades de trabalho em equipe, organização, conscientização e
planejamento através da construção e manutenção da hortinha escolar
proporcionando ao estudante fazer uso de técnicas e conhecimento que resultem
na melhoria de sua qualidade de vida e auxilie no enriquecimento da merenda
escolar através da produção de hortaliças.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Criar, na
escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
· Despertar nos alunos
o interesse e a valorização da horta escolar e através dela, difundir e
estimular o reaproveitamento de água;
· Fornecer aos alunos
conhecimentos teóricos e práticos sobre horta;
· Através da horta
escolar, produzir as hortaliças necessárias para a complementação da merenda
escolar e servindo como poderoso instrumento didático;
·
Estimular
os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto
interdisciplinar;
· Criar um ambiente de
interação que propicie o desenvolvimento no aluno da capacidade de trabalhar em
equipe;
·
Inserir
a educação ambiental de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza é
compreendida como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e
agente das transformações do mundo em que vive;
· Provocar na
comunidade envolvida reações críticas em relação à sua postura diante do
ambiente em que estiver inserida;
· Estimular a
participação dos professores, tendo em vista a elaboração de um planejamento
escolar mais integrado, desenvolvendo competências que permitam ao aluno
compreender o mundo atuando como indivíduo e cidadão, utilizando conhecimentos
populares, tradicionais, de natureza científica e tecnológica;
· Promover ações de
educação alimentar, visando elevação do nível de saúde dos alunos, através de
uma alimentação saudável sem agrotóxicos, de alto valor nutricional e de baixo
custo.
· Estimular e
desenvolver talentos e criatividade no sentido de buscarem meios de
sobrevivência e de profissionalização;
·
Despertar
a criatividade das merendeiras no sentido de aproveitar os alimentos
produzidos na horta para variar a merenda escolar, distribuídas aos
alunos;
· Identificar técnicas
de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais;
· Conhecer técnicas de
cultura orgânica;
· Estabelecer relações
entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
· Compreender a relação
entre solo, água e nutrientes;
· Identificar processos
de semeadura, adubação e colheita;
· Conhecer pela
degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente;
· Cooperar em projetos
coletivos;
· Buscar informações em
diferentes fontes de dados para propor avanços a desenvolvimento de técnicas;
· Análise e reflexão
sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;
·
Compreender
a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;
·
Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é
fundamental para a
sustentação da vida em
nosso planeta.
JUSTIFICATIVA
A
Escola Municipal Professora Filomena Medeiros, sempre aberta a discussões
voltadas a preservação do meio ambiente, melhoria da qualidade de vida,
consciente do seu papel na educação, promoção, valorização e desenvolvimento
dos alunos, funcionários, pais e comunidade. Frente a um desafio proposto pela
secretaria municipal, pela sala verde e pelo governo federal através do selo
UNICEF, procurando medidas cabíveis de meios sustentáveis, resolve juntamente
aos professores, coordenadores, demais funcionários, alunos e pais articular e
desenvolver uma horta orgânica escolar. Visando refletir sobre a real situação
do ambiente em que vivemos, nossas atitudes a respeito, nossa parcela de culpa
e nossas responsabilidades, reciclando materiais descartáveis que tem enorme
período de durabilidade de decomposição causando assim deficiências à natureza,
dificultando sua recuperação, como também reutilizar a água evitando desperdícios.
Atividades como essa proporciona contato direto com a natureza, exercício
físico, criatividade, aprendizagem saudável, responsabilidade, partilha,
trabalho em equipe entre muitos outros benefícios.
.
CRONOGRAMA:
Mês de abril - Início do projeto
Ø
Apresentação do projeto
para os alunos através de slides;
Ø
Escolha do local;
Ø
Escolha dos materiais a
serem utilizados;
Ø
Aulas teóricas voltadas à
disciplina de Cultura Palmarina e Língua Portuguesa;
Ø
Aulas práticas de visitação
para marcação do local;
Ø
Criar um calendário
distinguindo o aluno e a função por dia e hora.
Mês de maio
Ø
Recorrer à secretaria de
infraestrutura para limpeza do local;
Ø
Pedir auxílio aos pais
para a limpeza, plantio e manutenção;
Ø
Juntar o material colhido
pelos alunos;
Ø
Organização dos materiais;
Ø
Recorrer à mesma
secretaria a fim de conseguir barro apropriado e em boa quantidade para o
plantio;
Ø
Ir em busca de estrume;
Ø
Marcar um dia para a
produção das paredes da horta;
Ø
Ir à feira livre para
conseguir algumas sementes doadas;
Ø
Se possível, ainda neste
mês fazer a aragem e plantio de sementes para aproveitar o período chuvoso;
Mês de junho
Ø
Fotografar e acompanhar o
andamento da horta;
Ø
Produzir com os alunos
trabalhos para serem apresentados no dia do meio ambiente sobre a horta, clima,
ambiente, reciclagem, desperdício...;
Ø
De acordo com o
desenvolvimento do projeto convidar algumas secretarias para visitar a
hortinha;
Ø
Encaminhar o projeto para
a seleção do selo UNICEF.
Mês de julho
Ø
Continuidade das ações
normais do projeto, aragem, plantio, colheita...;
Ø
Devido às férias
distribuir funções em uma escala maior de tempo nos cuidados com a horta;
Mês de Agosto
Ø
Observar a horta para
possíveis reparos de adubação, entre outros;
Ø
Volta das férias
redistribuir as tarefas aos alunos;
Ø
Orientar e acompanhar o
empenho de cada um;
Mês de Setembro
Ø
Continuidade das ações
normais do projeto, aragem, plantio, colheita...;
Mês de Outubro
Ø
Continuidade das ações
normais do projeto, aragem, plantio, colheita...;
Ø
Planejar palestras sobre
horta orgânica e meio ambiente;
Mês de novembro
Ø
Continuidade das ações
normais do projeto, aragem, plantio, colheita...;
Ø
Contemplar nos trabalhos
pesquisa de campo;
Mês de Dezembro
Ø
Continuidade das ações
normais do projeto, aragem, plantio, colheita...;
Ø
Preparar a horta para ser
repassada para as próximas turmas;
Ø
Elaborar trabalhos de
conscientização e cuidados;
DESENVOLVIMENTO
Etapa 1: Apresentação do projeto
·
Direção escolar;
·
Coordenação;
·
Alunos;
·
Funcionários da escola.
ETAPA 2: Escolha do local
·
Observar os locais disponíveis;
·
Fotografar o ambiente;
·
Analisar a estrutura local;
·
Avaliar a encanação;
·
Considerar possíveis modificações.
ETAPA
3: Material necessário
Garrafas pet, ou tijolo, garrafas de
amaciante, cano, pneu... ,Mangueira flexível (pedaços, sobras); Pedaços de
madeira; Caixas de tomate; Pregos; Arame de caderno; Barro preto; Areia; Sementes
de hortaliças; Adubo (estrume); 1 T de 40mm (água); 1 luva de 20mm (esgoto); 1
cola de cano; 1 redução de 40mm para 20mm (água); 1 registro de passagem; 1 joelho de 20mm (esgoto); 1 joelho de 20mm
(água); 1 torneira de jardim;
ETAPA
4: Escolha das hortaliças utilizadas
·
Hortaliças Folhas – alface, couve, repolho;
ALFACE
SOLO: argilo-arenosos, fresco, fofo;
CLIMA: ameno, preferencialmente inverno;
IRRIGAÇÃO: sempre que
necessário;
COLHEITA: 35 dias no verão e 60
dias no inverno após a semeadura;
ESPAÇAMENTO: de 30cm entre as plantas;
PLANTIO:
3
gramas de sementes por metro quadrado;
CUIDADOS:
não
deixar crescer mato em volta.
COUVE
SOLO: levemente argiloso
CLIMA: Ameno
IRRIGAÇÃO: diária
COLHEITA: de 90 dias em diante
ESPAÇAMENTO: 50 centímetros um do
outro
PLANTIO:
ano
todo, colocando 2 a 3 sementes por célula
CUIDADOS:
limpar
e juntar barro afofado ao pé do talo
REPOLHO
SOLO: adapta-se a todos os tipos, mas prefere os
de boa fertilidade natural;
CLIMA: há cultivares que se desenvolvem bem no verão e no inverno;
IRRIGAÇÃO: Por aspersão ou
localizada, de acordo com as necessidades;
COLHEITA: Quarto mês após o
plantio;
ESPAÇAMENTO: 0,80 a 1,0 m entre
linhas e 0,40 a 0,50 m entre mudas;
PLANTIO:
O
ano todo;
CUIDADOS:
Deixar
o terreno plano.
·
Hortaliças Frutos – tomate, pimentão;
TOMATE
SOLO: bem drenado,
profundo e areno-argiloso
CLIMA: ameno
IRRIGAÇÃO: Terreno úmido, a cada dois ou três
dias
COLHEITA: entre 90 e 110 dias
a partir do transplante
ESPAÇAMENTO: a recomendação é de
50 a 60 centímetros
PRAGAS: para o
controle/prevenção plantar hortelã miúda e grande em volta, por ser aromática
repele muitos insetos.
PIMENTÃO
SOLO: úmido, mas não encharcado, e sem salinidade
CLIMA: temperatura na faixa entre 21 e 27 graus célsius
IRRIGAÇÃO: Regar todos os dias as
sementes e a cada dois dias quando não houver chuvas depois de crescida a
planta.
COLHEITA: após 100 dias do
plantio
ESPAÇAMENTO: 0,80 m entre linhas
e 0,40 m entre plantas.
PRAGAS: Para tratamento
caseiro utilizar um suco feito com 2 dentes de alho, 2 pimentas dedo-de-moça e
folhas de tomateiro e hortelã. Bater no liquidificador, coar, colocar no
aspersor e pulverizar.
PLANTIO:
Colocar
2 a 3 sementes por alvéolo ou cova, na profundidade de 1 cm e cobrir com terra
peneirada.
CUIDADOS:
Escorar
com bambu para evitar que a planta tombe
·
Hortaliças Flores - couve flor;
COUVE FLOR
SOLO: produz melhor em solos pesados e também nos
argilosos, desde que sejam ricos em matéria orgânica.
CLIMA: prefere clima ameno, mas pode ser cultivada o ano todo, devido ao
desenvolvimento de novas cultivares e híbridos;
IRRIGAÇÃO: Repetir a rega todos
os dias até que esteja com 10 cm de altura;
COLHEITA: De 100 a 140 dias
após o plantio. Quando "passar" do ponto de colheita, a
"cabeça" se apresenta dividida e perde o valor comercial. A colheita
é realizada através do corte as "cabeças" juntamente com algumas
folhas para proteção do produto;
ESPAÇAMENTO: distanciados 0,10 m;
PLANTIO:
Colocar
2 a 3 sementes por célula. A profundidade de plantio é de 0,5 cm. Cobrir a
semente com terra seca peneirada e regar;
CUIDADOS:
providenciar
a eliminação do mato que por acaso se desenvolva junto com a cultura.
·
Hortaliças Raízes – cenoura;
CENOURA
SOLO: de textura média, com bom nível de matéria
orgânica
CLIMA: faixa ideal para germinação entre 20 e 30 graus
IRRIGAÇÃO: Após o plantio, regue o
canteiro para iniciar o processo de germinação. Depois, regas leves e rotineiras.
COLHEITA: de 80 a 120 dias
após a semeadura
ESPAÇAMENTO: distantes 20
centímetros.
PLANTIO:
trace
sulcos com um ou dois centímetros de profundidade.
·
Hortaliças Condimentos ou Bulbos – cebolinha,
coentro e pimenta.
CEBOLINHA
SOLO: drenado, fértil e rico em matéria orgânica.
CLIMA: podem suportar baixas temperaturas e há cultivares que podem
crescer bem em altas temperaturas.
IRRIGAÇÃO: Irrigue com frequência
para que o solo seja mantido úmido, mas sem que fique encharcado.
COLHEITA: A colheita de folhas
da cebolinha verde pode começar entre 75 e 120 dias após o plantio, dependendo
do cultivar e das condições de cultivo.
ESPAÇAMENTO: Geralmente um palmo
de distância um do outro;
PLANTIO:n
A
cebolinha verde pode ser cultivada através de sementes ou da divisão de
touceiras formadas por plantas adultas.
COENTRO
SOLO: fértil e bem drenado.
CLIMA: Ameno
IRRIGAÇÃO: Regar regularmente.
COLHEITA: A colheita das
folhas poderá ser feita a partir dos 35 dias após o plantio.
ESPAÇAMENTO: 10 cm entre uma e
outra;
PLANTIO:
revolver
a terra na profundidade de 25 cm, destorroando e retirando os inços;
CUIDADOS:
cobre
com terra seca peneirada, regando a seguir.
PIMENTA
SOLO: Profundo, leve e drenado;
CLIMA: Temperatura média;
IRRIGAÇÃO: Frequente;
COLHEITA: 90 dias após a
semeadura;
ESPAÇAMENTO: 80 cm entre uma e
outra;
PLANTIO:
Das
sementes em bandejas, fazer o transplante quando apresentar de 4 a 6 folhas;
CUIDADOS:
Controlar
pragas e plantas invasoras.
· Hortaliças
Ervas: hortelã
miúda e grande, cidreira, capim santo;
HORTELÃ MIÚDA E
GRANDE
SOLO: Se adapta bem a muitos tipos de solo;
CLIMA: Intermediário;
IRRIGAÇÃO: Não é necessário regar
regularmente;
COLHEITA: A colheita das
folhas poderá ser feita quando houver necessidade pois cresce rápido;
ESPAÇAMENTO: 25x25 cm entre as
plantas;
PLANTIO: Ano todo;
CUIDADOS:
O
solo não deve ser bem adubado.
CIDREIRA
SOLO: Úmido, drenado, mas sem encharcamento;
CLIMA: Temperados para quentes (médias);
IRRIGAÇÃO: Sempre que
necessário;
COLHEITA: A colheita das
folhas dependerá da necessidade pois cresce rápido;
ESPAÇAMENTO: 60 cm entre as
plantas;
PLANTIO: Feito por touceiras,
ano todo;
CUIDADOS:
Fazer
o replantio a cada 4 anos.
CAPIM SANTO
SOLO: Bem drenado, leve e fértil;
CLIMA: Quente e úmido;
IRRIGAÇÃO: Manter o solo úmido sem
que fique encharcado;
COLHEITA: 3 a 4 meses após o
plantio;
ESPAÇAMENTO: De 40 a 100 cm entre
as plantas;
PLANTIO: Ano todo;
CUIDADOS:
O
solo não deve ser bem adubado.
ETAPA
5: Distinguir funções
·
Irrigar diariamente observado o melhor
horário para sua efetivação;
·
Retirar plantas invasoras;
·
Afofar a terra próxima ás mudas;
·
Completar nível de terra em plantas
descobertas;
·
Colher obedecendo ao período de
maturação das hortaliças;
·
Higienizar com auxílio das
merendeiras.
ETAPA
6: Estabelecer normas
·
Usar no máximo possível, materiais
reciclados;
·
Reaproveitar as sementes das hortaliças
lavando e retirando as sementes em recipiente para replantio;
·
Reutilizar a água do bebedouro e das pias dos
banheiros para irrigação;
·
Cuidar da horta durante o ano inteiro;
·
Estar sempre vigilante contra vandalismos dos
colegas;
ETAPA
7: Período de coleta
·
Coletar os objetos necessários;
·
Selecionar o material;
·
Organizar o ambiente;
·
Preparar para o plantio;
ETAPA
8: Pondo em prática
·
Limpar o solo reservado para a horta;
·
Delimitar espaço preciso com marcações;
·
Demarcar tamanho, largura e formato;
·
Criar placas de identificação do plantio;
·
Separar o lugar de cada hortaliças com
cordões ou arame de caderno;
ETAPA
9: Cuidados
·
Manusear tudo com cautela para evitar
acidentes corriqueiros à desatenção;
·
Prestar esclarecimentos de falhas na
manutenção da horta;
·
Retirar as plantas invasoras com as próprias
mãos quase que diariamente;
·
Aguar frequentemente, mas sem exageros para
não encharcar;
·
Ao fazer o replantio, afofar a terra
anteriormente;
PRAGAS:
Contra
pragas em geral
Coloque
a pimenta numa vasilha e soque-a até triturar bem. Cubra com água e deixe
descansar de um dia para o outro. No dia seguinte, mexa bem e coe em um pano
ralo ou coador para não entupir o pulverizador.
Contra
lagartas
Numa
garrafa de um litro, misture 50 gramas de fumo de rolo picado e pimenta
malagueta esmagada. Complete com água e deixe repousar por uma semana. Depois
dilua em dez litros de água e pulverize sobre as lagartas, esmague os ovos nas
folhas e se possível cate manualmente as lagartas.
Receita de inseticida
natural caseiro
Ingredientes:
40 gramas de fumo de
corda ou de rolo. Encontra em agropecuárias.
100 gramas de sabão de
coco ou de sabão neutro
2 litros de água
Como preparar: Corte o
fumo em pedacinhos, o sabão em quadradinhos, misture tudo com a água e deixe
descansar por no mínimo 24 horas. Passe o líquido em um coador para retirar os
restos do fumo e impurezas. Usem o líquido para pulverizar as plantas.
Extrato de fumo com
pimenta contra lagartas
Pulverize com extrato de
fumo com pimenta sobre as lagartas. Outro cuidado é o esmagamento dos ovos nas
folhas ou a catação manual das lagartas, com cuidado de usar luvas grossas para
evitar queimaduras.
Numa garrafa de 1 litro,
misture 50 g de fumo de rolo picado e pimenta malagueta. Complete com água e
deixe repousar por uma semana. Dilua em 10 litros de água e pulverize.
ETAPA
10: Colheita
·
Observar o crescimento e mudança dos frutos;
·
Determinar período aproximado de maturação;
·
Acompanhar o desenvolvimento;
·
Colher de forma que não prejudique a planta e
demais hortaliças ao redor.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Em busca de conscientização da necessidade de conservação dos recursos
naturais, através da reutilização da água do bebedouro, das pias dos banheiros
e do ar condicionado da sala de informática, bem como o aproveitamento do solo
que a escola dispõe mesmo sendo urbana, de reciclar materiais de vida longa e
diminuir consequentemente a queimada e descarte de forma incorreta desses
objetos, o projeto não renunciou em nenhum momento mesmo tendo que enfrentar
diversas dificuldades e empecilhos burocráticos na construção da prática do
aluno em muitos momentos na construção da horta. Tendo em vista os muitos
benefícios, como também, uma atividade onde o aluno esteja totalmente envolvido
e responsável pelo desenvolvimento de algo coletivo em prol de um bem comum.
BIBLIOGRAFIA
_ PRIMAVESI, A. - Manejo
integrado de pragas e doenças. Ed. Nobel - São Paulo, 1988.
_ TEIXEIRA, A.S. - Dicas de
Alimentos e Plantas para a Saúde. Ed. Tecnoprint
S.A. - Rio de Janeiro, 1983.
Leonardo Silva
Boiteux é pesquisador em genética e melhoramento de
hortaliças da Embrapa Hortaliças, Rod. BR-060, km 9, Caixa Postal 218, CEP
70359-970, Brasília, DF, tel. (61) 3385-9072 e 3385-9073, boiteux@cnph.embrapa.br
Orgânico, Planeta. 2013,
acesso: 07 de julho às 23:51
Rural, Globo. Acesso: 08 de
julho às 00:12. http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1172964-4529-2,00.html
Francisco, São. Acesso: 08
de Julho às 00:13. http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/repolho/repolho-1.php
http://www.fazfacil.com.br/jardim/repolho/
Acesso: 08 de Julho às 00:21.
Nenhum comentário:
Postar um comentário