sexta-feira, 1 de novembro de 2013

VISITA AO CINTURÃO VERDE



Estudo de campo
Etapas:
VISITA AO CINTURÃO VERDE;
CONTEMPLANDO A PAISAGEM NO MIRANTE DO COMPLEXO ESTUARINO LAGUNAR MUNDAÚ MANGUABA;
VISITA AO MEMORIAL À REPUBLICA;
Com o objetivo de reforçar os estudos relacionados à temática ambiental feitos em sala com os alunos do 6º ao 9º ano, realizamos no dia 12 de setembro deste ano um estudo de campo no Cinturão Verde, área de reserva florestal situada entre o Oceano Atlântico e o Complexo Lagunar Mundaú- Manguaba.
O Cinturão Verde é um projeto de recuperação de área degradada, sendo uma iniciativa da Braskem e foi  inaugurado em 1999.  Este é um espaço propicio para promover a Educação Ambiental, nele encontramos várias espécies da mata atlântica (pau-brasil, ipê-amarelo e roxo, sucupira branca, craibeira (árvore símbolo de Alagoas)  e de animais nativos da região(quati, jacaré, macaco-prego, jabuti,  cotia,  pavão).
Ao longo das trilhas contamos com a colaboração de uma guia que nos forneceu informações relevantes sobre os exemplares encontrados e sobre o funcionamento desta unidade.
O convívio com o meio natural, a apreciação das espécies vegetais e animais e a contemplação da exuberância dos ecossistemas é um meio de despertar nos alunos o respeito pela natureza. A partir do momento que se reconhece a importância de preservar o meio ambiente do qual nós, seres humanos fazemos parte, dá-se inicio a formação da consciência ambiental que faz com que possamos reconhecer nossa responsabilidade de preservar os recursos naturais para que os mesmos possam ser utilizados pelas gerações futuras.

A primeira parada ocorreu no mirante localizado no Bairro de Bebedouro para observarmos o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú- Manguaba.
Logo em seguida, realizamos a visita ao Cinturão Verde.
Na etapa seguinte visitamos o Memorial à República, onde pudemos contemplar imagens de personalidades que marcaram a história da República, assim como uma galeria com quadros de todos os presidentes do Brasil.











































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário